Marie Kondo pode ajudar a sua mudança

A expert Marie Kondo dá super dicas de organização.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Marie Kondo pode ajudar a sua mudança

O best-seller “A Arte da Arrumação”, escrito por Marie Kondo, foi lançado em 2015 no Brasil e trouxe uma nova fórmula para o desapego material e a arrumação.

O método KonMari, como é chamado pela própria autora, promete revolucionar a forma com que você se relaciona com seus pertences. Mas como aplicar isso em plena mudança? Será que é possível manter uma mudança organizada?

 

1. Desapegue

Parece clichê dizer isso, mas é verdade. A melhor forma de iniciar uma mudança é praticando o desapego. A autora defende que “a raiz do problema está na sua mente”. É necessário que haja vontade de mudar e, principalmente, força para jogar fora, reciclar ou doar determinados itens que já não te fazem mais feliz.

Lembra daquelas fotografias do ballet? Elas podem ser descartadas, porque te fizeram feliz naquele momento e Marie Kondo afirma que você precisa estar cercado de coisas que te fazem feliz agora.

“A organização promove resultados visíveis. O maior segredo do sucesso é: se você arrumar tudo de uma vez só, em vez de fazer isso aos poucos, pode mudar radicalmente sua maneira de pensar. Esse método influencia suas emoções e seu estilo de vida. Livrar-se de toda a bagunça quando iniciar a maratona de arrumação é vital para evitar o efeito rebote.”, afirma Marie Kondo em um trecho do livro.

Quanto mais você desapegar, mais fácil a mudança será.

 

 

 

2. Categorias ao invés de cômodos

Depois do desapego, fica muito mais fácil saber o que realmente importa e onde são seus devidos lugares. Marie Kondo defende que a arrumação, independente de cômodos, deve ser feita de uma única vez, para que haja uma mudança radical de hábitos e atitudes.

A autora também diz que é preferível organizar tudo por categorias ao invés de ser por cômodos, pois guardamos os mesmos itens em cômodos diferentes. Ou seja, você pode começar sua organização pelos itens de higiene pessoal e organizá-los de uma única vez ao invés de organizar todo o banheiro, que inclui muito mais categorias.

A mudança acabou de chegar e tem caixas e mais caixas a serem abertas e itens a serem colocados em seus devidos lugares. E agora? Estabeleça metas de organização! Tudo bem se você organizar todos os seus livros hoje e todos os DVDs amanhã, só não deixe de cumprir, okay?

 

 

3. Arrumar inspira

Quando moramos com alguém, é normal que a pessoa tenha métodos diferentes de organização do seu. Marie Kondo diz que é necessário organizar o próprio espaço antes de olhar para o espaço do outro. De uma forma ou de outra, as pessoas sentem uma necessidade de iniciar uma organização também depois de nos verem em controle do nosso espaço pessoal – querendo ou não, o processo de arrumação faz com que nossa perspectiva sobre algumas coisas mudem.

Viver em ambientes com muitos  itens pode ser sufocante (e isso é algo que o próprio Feng Shui diz).

Portanto, convide alguém para te ajudar na organização da mudança. Fazer um inventário dos móveis, eletrodomésticos, etiquetar caixas e depois passar tudo para o novo espaço.

Certamente a pessoa se sentirá inspirada para manter as próprias coisas organizadas, também, e isso poderá ajudar até mesmo a fortalecer o relacionamento entre vocês.

 

 

 

Não somos Marie Kondo, mas estamos prontos para te ajudar no processo da mudança, desde o primeiro momento. 

Quem ama a Noli

O que nossos queridos clientes dizem

A Noli é uma plataforma de fretes, carretos e mudanças com mais de 2.000 veículos de cargas de todos os portes. Oferecemos o melhor transportador disponível por um preço acessível.